Existe um padrão a ser seguido para mesa de doces?

– Devo escolher somente o que gosto ou tenho que considerar o paladar dos convidados?

Diz-se tanto sobre a mesa de doces ideal e se criam tantas regras e métricas para distribuição do total de doces por sabores, que a maioria dos clientes que atendemos chegam com muitas dúvidas e dificuldades para montagem da mesa dos SEUS sonhos.

Antes de refletir sobre o tema, preciso destacar que não temos a mínima intenção de apresentar um método de escolha dos doces ou refutar qualquer outro defendido pelos profissionais que assessoram os casais, apenas queremos compartilhar nossa experiência como doceiros. Muitas conclusões são frutos dos retornos que temos dos nossos clientes nas degustações e no pós-festa.

Apesar de parecer difícil, a escolha dos doces é mais fácil do que se imagina

Não é à toa que nosso catálogo possui mais de 120 sabores. Quando o assunto é paladar, realmente não se pode falar em unanimidade. Pensar que o seu gosto define o gosto da maioria é um erro. Não faltam momentos nas degustações em que a noiva ou o noivo não concorda com a opinião do outro sobre um sabor. Se entre o casal já é difícil um alinhamento unânime, imagina entre todos os convidados da festa… seria impossível!

Daí considerar somente o paladar pessoal na hora de montar a mesa é um equívoco. Você pode amar pistache, mas ter 500 doces de pistache para uma festa de 120 convidados é uma falha. Você pode não gostar de nozes, mas seus convidados esperam encontrar um item de nozes na sua mesa.

Então, como fazer?

Defendemos sempre a variedade de sabores. Uma mesa variada, além de muito bonita, dá uma maior sensação de fartura e possibilidade de que o convidado encontre entre todos os doces disponíveis aqueles que são os seus preferidos. A certeza de sucesso de uma mesa variada é muito maior, sempre!

Preciso deixar um destaque para a quantidade mínima por sabor. Sempre nos perguntam sobre isso. Nossa indicação é de 1/3 ou ½ do número de convidados por sabor. Se a festa é para 150 convidados, escolher entre 50 e 75 doces por sabor, será o ideal. Nunca indicamos quantidades inferiores a 50 unidades, pois, além de ser o nosso mínimo de venda por sabor, ela possibilita arrumar uma bela bandeja. No total, indicamos média de 8 unidades por convidado e, para quem deseja uma mesa com bastante fartura, pode apostar em 10 unidades por convidado.

Voltando às escolhas, é possível ter uma mesa de doces que traduza a personalidade dos noivos sem deixar de considerar um paladar mais amplo.

Nossa dica é dividir as escolhas em duas fases. Mas antes de qualquer coisa, quero falar um pouco daqueles itens que são clássicos e queridinhos e que devem ser considerados no cardápio da festa para maior sucesso da mesa: nozes, amêndoas, damasco, coco, amendoim, fruta cítrica e, claro, chocolate. Interessante aqui destacar, que pra cada um desses ingredientes, temos muitas possibilidades. Agora vamos às fases:

Primeira – Você separa tudo o que gostaria que compusesse sua mesa, sem se preocupar com regras. De posse do catálogo e do formulário de pedido, você vai marcando tudo que mais gosta e que acredita que não possa ficar de fora. Aqui você só pensa em você e no noivo e em mais ninguém. É o momento “A mesa de doces é só nossa!!!!!!”

Segunda – Você usa de bom senso, formula perguntas bem básicas e responde com toda sinceridade. Por exemplo: Escolhi muito chocolate? Exagerei nos brigadeiros? Posso incluir algum tradicional? Devo excluir ou acrescentar algum frutado?

Respondidas as perguntas, você perceberá que, talvez, precisa diminuir a quantidade de algum item, excluir um excesso ou acrescentar algo que não possa ficar de fora. É o momento “A mesa de doces é para todos!!!!

Como profissionais de doces, afirmamos que qualquer um dos mais de 120 sabores disponíveis pode estar entre os seus escolhidos. Cada doce é pensado para fazer sucesso. Todos são deliciosos!!!! O que varia é o paladar pessoal e cada um elegerá o seu preferido.

A sofisticação da sua mesa e como ela será lembrada está diretamente ligada às suas escolhas. Ouse nos diferentes, se assegure nos tradicionais, agrade com os queridinhos e surpreenda com os inesperados. Fazendo isso, sua mesa de doces, certamente, será INESQUECÍVEL!