Ser doceiro, como qualquer outra profissão, requer muita paixão, vontade e dedicação, mas a verdade nem sempre percebida é que para ser um profissional de doces é preciso muito mais: formação, procura por aprimoramento, pesquisas, cursos e workshops, ingredientes que integram o currículo de qualquer doceiro de coração que se tornou profissional doceiro.

Quando os noivos ou os convidados estão diante de um produto final, carinhosamente chamado de “docinho”, não conseguem imaginar o caminho que este produto levou desde o seu nascimento até chegar com pompa e elegância à mesa de doces. Um doce é muito mais que a clássica combinação de leite condensado, algum outro ingrediente que dê sabor e das muitas mexidas com a colher na panela em fogo baixo para não grudar.

Uma cozinha viva

Podemos afirmar que um dos grandes diferenciais em qualquer cozinha é o tanto que se estuda- treina-trabalha-treina-estuda… exatamente assim: um processo contínuo. Saber o porquê de cada ingrediente, o que combina com o que, o que jamais deve ser usado, como se chegar a um resultado, como construir uma receita exclusiva, como modificar um processo… e tantas outras questões que ditam a vida, a criativa e a eficácia de uma produção.

Nossa bagagem

Por saber ser constante o aprendizado é que nossa doceira chefe busca periodicamente por treinamentos e novas técnicas. E é justamente essa bagagem que confere à Eliane Valle competências criativas muito particulares. Ao participar de um curso, por exemplo, nunca o faz em busca de uma receita pronta, mas de técnicas, sabores e texturas que possibilitem a criação de um produto exclusivo que identifique e reforce a nossa marca. O processo criativo é um dos mais longos – tem doce que leva de seis meses a um ano para estar finalizado – sendo o maior tempo dispensado à parte técnica do doce, passando para o teste de panela, modelagem e decoração.

O resultado

O resultado diante de tanto TRABALHO – grafado honrosamente com letra maiúscula – não poderia ser outro: doces deliciosos, clientes felizes e mesas de doces de muito sucesso!!!!