Conheça algumas curiosidades sobre essa verdadeira paixão nacional

Com toda a certeza, o chocolate é um dos doces mais amados do mundo. Ele é o ingrediente principal de diversas sobremesas deliciosas, como tortas e mousses, mas quando consumido puro também é super saboroso. A verdade é que nós amamos comer chocolate, mas o que você sabe sobre essa delícia? Fique de olho em algumas curiosidades que separamos para você!

1-  Para quem não sabe, o cacau, fruta que dá origem ao chocolate, surgiu no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que seu cultivo começou por volta de 1.250 AC.

2-  São necessários aproximadamente 400 grãos de cacau para produzir apenas 500g de chocolate.

3-  Uma barra de chocolate contém cerca de 8 traços de insetos. Isso ocorre porque o cacau, além de ser uma planta, passa por vários processos ao ar livre para virar chocolate.

4-  O chocolate começou a ser consumido sob a forma de chocolate quente. Os Astecas preparavam o cacau apenas como bebida. O chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.

5-  Ao sentirmos o cheiro de chocolate, as ondas cerebrais Theta são ativadas, causando sensação de relaxamento. Além disso, consumir chocolate ajuda a liberar endorfinas, trazendo bem-estar e prazer, e aumenta a produção de serotonina, que acalma e alivia a ansiedade.

6-  O chocolate é, literalmente, um veneno para cães e gatos. O cacau contém Teobromina, substancia que encontra dificuldades para ser processada por animais, podendo envenená-los.

7-  Consumir 10kgs ou mais de chocolate pode ser fatal para o homem. Portanto, nada de exageros!

8-  A escassez de chocolate após a Segunda Guerra Mundial foi a verdadeira responsável pelo surgimento da Nutella. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero teve a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate, dando origem a essa delícia!